Produção de malha

Especialmente para os meus alunos: seguem algumas informações sobre malharia por trama e urdume.

A estrutura das malhas se diferenciam dos tecidos planos pela elasticidade natural que possuem, inerente ao seu processo de construção. Enquanto na tecelagem os fios de Trama e de Urdume formam uma armação rígida, na malha, um fio conduz a forma das laçadas as quais passam por dentro das laçadas sucessivas de outro fio e assim por diante. A malharia é classificada em dois tipos, de acordo com as máquinas de produção e a formação do entrelaçamento dos fios: são elas Malharia por trama e Malharia por Urdume. A principal diferença entre elas é o sentido na formação do entrelaçamento, ou seja, na malharia por trama a tricotagem se processa no sentido da trama, ou sentido da largura do tecido, enquanto a malharia por urdimento as malhas se formam no sentido do urdume, ou sentido do comprimento do tecido.


Malharia
É a produção de tecidos de malha. Os tecidos de malha são caracterizados pelo entrelaçar dos fios têxteis, sendo esses sempre no mesmo sentido, ou todos na trama (horizontal) ou todos no urdume. Processo realizado com a ajuda de agulhas . O processo de tecimento fundamental neste caso é o tricot.

"Malharia de trama"

Malharia circular
Produzido em teares circulares, o tecido de malha é produzido tubular.
As ligações básicas são a meia-malha (jersey), o piquet, o moletom e o rib. A máquina pode ser monofrontura ou duplafrontura. E usa cunhas chamada excentricos (por analogia ao processo de cala) que movimentam as agulhas de lingueta.
Pode ser dividida ainda em malharia circular de pequeno e grande diâmetro.

Malharia retilínea
Principalmente usada para produção de golas, punhos ou peças já prontas (maquinas fully-fashion). A indústria de malharia retilínea, atualmente conta com equipamentos eletrônicos de grande capacidade de recursos. Hoje é bastante utilizada a técnica de aplicação de jacquard em golas, principalmente escolares e de uniformes, onde se coloca o nome, logotipo ou detalhe desenhado na gola, personalizando o produto final, intarsia nas peças de meia malha para públicos mais refinados. A malharia retilinea, também é considerada malharia de trama. principalmente retilinea.

"Malharia de urdume"
São preparados os carretéis de urdume que entram na máquina Raschel ou Kettenstuhl.Os fios de urdume passam pelas agulhas, que estão presas nas barras , que fazem o entrelaçamento com os fios próximos. A primeira maquina normalmente utilizada para construir (tecer) rendas e similares e a segunda para tecido que é utilizado a largo em lingerie, automolisticos, filtros etc. Podem ser monofrontura ou duplafontura.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Malharia#Malharia_de_Trama
http://textileindustry.ning.com/forum/topics/a-diferenca-entre-malharia-por

Modelagem e costura plus size

Nenhum comentário:

Postar um comentário